Manaus, 18 de outubro de 2017   Contato        
 
 

 
 
 

BOLETIM ELETRÔNICO 2011.08 - O SUCESSO DO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2011

Atualizado em: 04/11/2011 15:27

- COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DOS KOUTAKUSEIS NO AMAZONAS.

 

 Manaus, 3 de novembro de 2011.

 

Aos nossos Associados.

 

Com a graça de Deus e a colaboração de inúmeros associados os três eventos de Manaus, relativamente aos 80 anos dos Koutakuseis no Amazonas foi um sucesso esplendoroso.

O primeiro evento ocorreu às 8h00, com a missa celebrada pelo Rvmo. Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, foi um ato belíssimo. Demos graças a Deus pelos Koutakuseis vivos e rezamos pelas almas daqueles que, na grande maioria já se foram. Na homília, o celebrante enfatizou a importância dos imigrantes, não só na economia, mas pelos exemplos que deixaram de trabalho, de honestidade, de paciência, de perseverança. Pediu aos descendentes para que não deixem desaparecer essa história, cheia de tradições, de respeito e sempre recheada de muita esperança, sem se deixar  abater pelas dificuldades e pelos sofrimentos, sabendo vencer e superar  os obstáculos. A missa foi finalizada com o cântico Oração da Família. Como disse a Holguinha Naito, condutora da missa, que se encerrava a celebração orando pela grande família dos Koutakuseis, sobretudo nossos pais. Nossos parabéns à Mariza Minami, Olga Naito, Socorro Maruoka e Holguinha Naito, que prepararam e conduziram a missa.  Nossos agradecimentos a mais de 80 pessoas participantes.

 

O segundo evento, na Assembleia  Legislativa do Estado começou por volta das 10h00. No Hall foi feito o lançamento do livro: A SAGA dos KOUTAKUSEIS no AMAZONAS – Uma história de pioneirismo, sofrimento, perseverança e SUCESSO, quando foram distribuídos na ocasião mais de 100 exemplares da referida publicação. Foi feita também a apresentação do livro A fibra e o Sonho de autoria do nosso representante em São Paulo, Antão Ikegami, que  havia sido lançado em 2009. A seguir foi feita a abertura oficial da exposição fotográfica histórica dos Koutakuseis, pelo Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Ricardo Nicolau e o Deputado Tony Medeiros. Na sequência, o Grupo Fuugakazan Taiko fez apresentação executando uma música.

Na continuidade, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa, a Cerimônia da Sessão Especial foi marcada de intensa emoção. As palavras do Presidente da Casa, Deputado Ricardo Nicolau, o pronunciamento do Deputado Tony Medeiros, o discurso  do Deputado Josué Neto, representando o Governador Omar Aziz, que não pode comparecer por encontrar-se em Brasília e, ao final, pela saudação proferida pelo Deputado Belarmino Lins, todos em tom uníssono, alardearam a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos Koutakuseis e por todos os japoneses que vieram para o Amazonas.

Para conhecimento de todos os associados Koutaku, citamos a Lei Promulgada n.º 97, de 20 de outubro de 2011, do Poder Legislativo, de autoria do Deputado Tony Medeiros, constante do seguinte:

Art. 1.º - Passa a constar do Calendário Histórico do Estado do Amazonas, instituído por esta lei, o registro do dia 21 de outubro de 1930 como a data comemorativa da colonização dos Koutakuseis precursora  Ciclo Econômico da Juta no Amazonas.

 

Parágrafo único. (sic) Koutakuseis trazidos do Japão para implementação em Parintins, com sede na Vila Amazônia, do projeto de colonização e exploração agrária

preconizado pelo Governador Efigênio Sales na Lei n.º 1.309, de 26 de outubro de 1926.

Art. 2.º - Fica reconhecido o Ciclo da Juta como ciclo de desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas, tornando obrigatória a utilização de obras regionais em seu estudo no currículo escolar dos cursos integrantes do Sistema Estadual de Ensino, observada a adequada extensão e profundidade de seu conteúdo programático.

Art. 3.º - Em preito de perene gratidão esta lei consigna o pedido formal de desculpas aos briosos Koutakuseis e descendentes, pelos excessos aos quais foram injustamente submetidos durante a 2.ª Guerra Mundial, enquanto trabalhavam pelo Brasil em solo amazonense.

Este pedido formal de desculpas, foi tão importante, que o Jornal Nacional do dia 25 de outubro, noticiou o fato com uma reportagem sobre os Koutakuseis, feita pela Daniela Assayag, que teve a duração de 2 minutos e 45 segundos, fechando o Jornal.

Pela Lei Promulgada n.º 98, de 20 de outubro de 2011, de autoria do Deputado Tony Medeiros, foi concedido o Título de Cidadão do Amazonas, ao Koutakusei Sr. Mamoru Chiba, graduado na 4.ª Turma da Escola Superior de Colonização do Japão, entregue em reunião especial no Plenário Ruy Araújo, destinada à celebração dos 80 anos da chegada dos Koutakuseis no Amazonas.

Pela Lei n.º 3.654, de 22 de agosto de 2011, de autoria do Deputado Tony Medeiros, foi concedido o Título de Cidadão do Amazonas, ao Koutakusei Sr. Zennnoshin Shoji, graduado na 7.ª Turma da Escola Superior de Colonização do Japão, entregue em reunião especial no Plenário Ruy Araújo, destinada à celebração dos 80 anos da chegada dos Koutakuseis no Amazonas.

O Presidente Valdir Sato em seu discurso no Plenário Ruy Araújo, abordou a importância do feito dos Koutakuseis na aclimatação da juta em solo amazônico,  agradecendo aos Senhores Deputados Membros do Legislativo amazonense pelo reconhecimento à participação japonesa no processo de desenvolvimento econômico do Estado. Concluindo sua oração de que os Koutakuseis e descendentes, foram redimidos com o pedido formal de desculpas consignado no bojo da Lei acima transcrito. O discurso proferido será postado no nosso site.

Ainda no Plenário da Assembleia Legislativa, foram homenageados  in memoriam          

o idealizador do Projeto Koutaku Dr. Tsukasa Uetsuka, recebendo o Certificado o seu neto Dr. Yoshio Uetsuka; Ryota Oyama o “Pai da Juta”, recebendo o Certificado o neto Acácio Oyama Serizawa; Dr. Yoshio Toda, o Certificado recebido pelo Presidente do Amazon Koutakai, Valdir Sato; os Koutakuseis Shiro Ihara, o Certificado recebido pela Sra. Sumiko Ihara;  Taro Yamazaki, o Certificado entregue a Sra. Tereza Taketomi Yamazaki; Isamu Miwa, o Certificado recebido pelo seu filho Jorge Hiroshi Miwa; Tsuneji Toguchi, o Certificado recebido pela Sra. Hisako Toguchi; Kinji Ikegami, o Certificado recebido pelo seu filho Antão Shinobu Ikegami, e Kozo Harada, o Certificado recebido por sua filha Urana Harada Ono.

Foi concedida a palavra ao homenageado Sr. Zennoshin Shoji, que na língua japonesa agradeceu a honraria recebida. O Sr. Ken Nishikido, Presidente da Nippaku, fez um resumo do discurso para que todos pudessem conhecer seu conteúdo. Simultâneo ao discurso da Sr. Shoji, a Sra. Sumiko Ihara foi convidada e tocou em sua gaita o Hino da Escola dos Koutakuseis. Assim enquanto o Sr. Shoji relembrava os tempos da Escola Koutaku, D.Ihara entoava o hino. Foi um momento mágico que comoveu a todos os presentes.

Concedida a palavra do Sr. Walter Chiba, que agradeceu a honraria conferida ao Sr. Mamoru Chiba.

Falou também o Sr. Hajime Naganuma, Cônsul-Geral do Japão em Manaus, tecendo considerações as relações amigáveis entre Brasil e Japão, agradecendo à iniciativa do Deputado Tony Medeiros em homenagear os 80 anos dos Koutakuseis no Amazonas.

A Sessão foi encerrada após a apresentação do Grupo Fuugakazan Taiko, que tocou a segunda música do evento.

Após a Sessão solene todos os presentes foram convidados para o coquetel que foi oferecido pela Associação Koutaku do Amazonas.

A exposição que estava belíssima e tecnicamente bem estruturada permaneceu no Hall da ALE até o dia 27 de outubros. Nos dias 26 e 27 foram realizados também os cursos de Origami e Ikebana oferecidos pelo Consulado Geral do Japão em Manaus.

Nossos agradecimentos e parabenizações aos colegas Adercy Maruoka, Wilson Shoji e Jorge Naito que, juntamente com a equipe da ALE, principalmente as Sras. Terezinha Araujo e a Marcela Araújo, assessoras do deputado Tony Medeiros, foram os grandes responsáveis pelo sucesso deste evento, reconhecido por muitos da ALE como a melhor Sessão Especial dos últimos tempos.  Nossos agradecimentos também a Pollyana Maruoka, Takuya Tsukuda, Zemira Minami, Lúcia Andrade e Judá Andrade Melo  que apoiaram na montagem da exposição.  

A Sessão Especial contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas que lotaram a plenária e, só no primeiro dia, 147 pessoas visitaram a exposição.

 

O terceiro momento da programação aconteceu à noite, no salão de Festas do Nippaku, num jantar concorridíssimo, presentes associados e convidados especiais, coroando de pleno sucesso os festejos do octogésimo aniversário de história Koutakusei no nosso Estado.

Inicialmente, foram feitas projeções de filme da época do lançamento dos trabalhos na Vila Amazônia, década de 1930, quando o idealizador do projeto Koutaku, o Sr. Tsukasa Uetsuka, reuniu seus assessores do corpo técnico e lançou a pedra fundamental da sede administrativa do projeto. Foi projetado o documentário: IMIGRAÇÃO JAPONESA NO AMAZONAS – O PROJETO DOS KOUTAKUSEIS, elaborado por nossa Associação contendo um compacto da história, desde a motivação, a chegada e o fim nostálgico do substancioso projeto Koutakusei no Amazonas, conseqüência da perda da concessão de terras e seu confisco pelo poder público.

A seguir foi projetado a primeira seria das quatro séries da historia dos koutakuseis feita pela Rede Amazônica e que havia ido ao ar as 18:15 hs  desse dia 25. As outras 3 foram apresentadas nos dias subseqüentes.

Foi então apresentado a matéria sobre os Koutakuseis exibida no Jornal Nacional que havia sido veiculada pouco minutos antes e muito dos presentes não tinham tido a oportunidade de ver.

Com a chegada do deputado Tony Medeiros, o grande homenageado da noite foi dado início as Cerimônia Oficial dos 80 Anos dos Koutakuseis no Amazonas tendo sido cumprida a programação prevista:

O momento maior da Cerimônia Oficial foi a homenagem especial ao Deputado Tony Medeiros, feita pelo Presidente da Associação Koutaku do Amazonas cujas palavras  transcrevemos abaixo:

“Meu caro amigo Tony Medeiros

Hoje é o Dia do Laço, ou Kizuna No Hi em japonês. E gostaria de explicar o porque a todos que não estiveram na Sessão Solene de hoje de manhã na Assembleia Legislativa onde o Deputado Tony Medeiros explicou com muita propriedade.

O laço tem um significado muito abrangente. No Brasil, por exemplo, a união de um casal pode ser também denominada de Laço Matrimonial.

O laço é constituído de duas partes que formam um todo. Cada parte pode simbolizar, por exemplo, uma nação, o Japão e o Brasil. Pode simbolizar também dois povos: os japoneses e os brasileiros, unidos por um objetivo comum. Pode simbolizar duas comunidades: dos Koutakuseis e dos Amazônidas que unidos como num laço, trabalharam juntos e conseguiram tornar o Brasil autossufiente na produção da juta.

Hoje pela manhã na Assembleia, através de uma propositura sua, caro Tony, dois cidadãos  da comunidade dos koutakuseis, o Sr. Shoji e o Sr.Chiba passaram também a ser cidadão da comunidade amazônida,  um cidadão amazonense, tornando mais forte ainda esse laço entre as nossas duas comunidades.

Gostaríamos de tornar esse kizuna mais forte ainda. Gostaríamos de convidá-lo, você que é um cidadão amazonense a vir também a fazer parte da nossa comunidade, a dos koutakuseis e seus descendentes. Assim, gostaríamos de lhe entregar um TÍTULO DE SÓCIO BENEMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO KOUTAKU DO AMAZONAS, em reconhecimento também por tudo o que vocês fez por nós e desejar que o símbolo do infinito que está presente no Kizuna torne eterna essa união dos dois povos.

LER O TITULO

Agora, caro amigo Tony você pertence a grande família dos koutakuseis e seus descendentes.

Mas gostaria de continuar com a nossa homenagem

Hoje, como já dito muitas vezes, será um dia inesquecível para nós.  E gostaríamos que também fosse para você. Sua coragem em propor o reconhecimento da juta como um ciclo econômico do Estado, e também pela sua coragem de propor que o governo do estado pedisse desculpas oficiais pelo tratamento injusto dado aos japoneses durante a segunda guerra mundial, corrigindo uma injustiça histórica, e sua luta para conseguir tudo isso, pode ser comparada a atitude de um antigo samurai do Japão.  Assim, gostaríamos de lhe entregar uma lembrança, a réplica ORNAMENTAL de uma espada samurai, que tem escrito na sua bainha dois Kanjis, ou seja, ideogramas japoneses, que significam a palavra Honra. Na base, que sustenta a espada está escrita a palavra BUSHIDO, que era o código de conduta, ética e honra dos samurais. Deixe-a num lugar bem visível de sua casa e todas as vezes que você olhar para esta espada, vendo estas duas escritas você possa lembrar desse dia memorável, em que você ajudou a resgatar a honra dos Koutakuseis.

Entregar a espada 

 Mais de  250 pessoas prestigiaram a Cerimônia Oficial.

Gostaríamos de agradecer e parabenizar a todos, que foram muitos, que ajudaram a realizá-la dentre as quais gostaríamos de destacar: Coordenadoras: Ritsuko Handa e Socorro Maruoka; aos demais diretores: Jirson Handa, Roberto Maruoka, Wilson Shoji, Tsuyoshi Miyamoto, Jorge Naito, Itiu Maruoka, Mariza Minami e Margareth Minami Sato e os que apoiaram no dia do evento: Adélia Miyamoto, Takeru Miyamoto, Itelvina Ono, Marie Naito, Hilda Naito, Holga Naito, Luz Marina Maruoka, Sumiko Maruoka, Lúcia Handa, Maurício Handa, Jaime Handa, Endrie Handa, Loren Handa, Clara Futatsumori, Takuya Tsukuda, Zemira Minami Tsukuda, Michelle Sato e Victor Sato.

Nossos agradecimentos especiais ao Gerson Nakajima, que conseguiu envolver a Rede Amazônica nos eventos, resultando nas 4 séries sobre os Koutakuseis veiculadas nos dias 25 a 28 e também a matéria do Jornal Nacional do dia 25 de outubro. Existe ainda a possibilidade de veiculação no Globo Rural do dia 13 de novembro e também no Globo News sem data ainda.

 

 

 OUTRAS NOTÍCIAS.

 

Em breve colocaremos algumas noticias e fotos no nosso site: www.amazonkoutakukai.com acesse e acompanhe.

Também já enviamos livros para Parintins, Belém e São Paulo. Belém e São Paulo foram enviados pelo PAC e só devem chegar nessas localidades dentro de 15 dias. Nessa primeira leva foram enviados cerca de 60 livros. Quando recebermos os 2000 restantes enviaremos mais para permitir que cada família de descendente de koutakusei tenha um livro em casa.   

 

SDS

Valdir Sato

 
 
 
Associação Amazon Koutakukai

Rua Terezina, 95 - Sala 5, - Bairro Adrianópolis- CEP: 69057-070 - Manaus/AM
Produzido por: Wilson Dias da Rocha Neto