Manaus, 18 de outubro de 2017   Contato        
 
 

 
 
 

Comemoração dos 70 Anos da imigração japonesa para o Amazonas

Atualizado em: 12/08/2011 23:34

Os preparativos

Por conta dos 70 anos da chegada dos koutakusseis no Amazonas, a AMAZON KOUTAKUKAI preparou um evento comemorativo que foi realizado no dia 20 de outubro de 2001. Neste dia, houve uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Ação de Graças aos koutakusseis vivos e em memória dos falecidos, e um jantar comemorativo, no Dulcila’s Festas e Convenções.

A data ideal seria o dia 20 de junho de 2001, quando faria exatamente 70 anos da chegada dos koutakusseis. Porém, pela proximidade da data, levando em conta a fundação da AMAZON KOUTAKUKAI, e pela realização do Festival Folclórico de Parintins, que poderia tirar um pouco da atenção que se pretende dar ao evento, foi escolhido pela Diretoria da associação, juntamente com a comissão organizadora, o dia 20 de outubro, pois no dia 21 de outubro de 1931 foi realizado o “Rittyu-shiki”, a cerimônia para fincar o primeiro poste da Vila Amazônia, que corresponderia, hoje, a cerimônia do lançamento da pedra fundamental.

A missa

A programação dos festejos teve início às 10:00, quando foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Mário Pascolotto, celebrou a missa, que contou com a participação do Sr. Yoshio Uetsuka, neto do sr. Tsukasa Uetsuka, idealizador do projeto dos koutakusseis. O Sr. Yoshio veio ao Brasil especialmente para os festejos do 70o. Aniversário da chegada dos Koutakusseis no Amazonas, acompanhado de sua esposa e de sua filha.

Participaram ainda, da missa, koutakusseis vivos, seus filhos, netos e bisnetos, além de representantes da imprensa.

A festa

À noite, foi realizado o jantar comemorativo, no Dulcila’s Festas e Convenções.

Estiveram presentes o Sr. Yoshio Uetsuka, sua esposa e sua filha; o Cônsul Geral do Japão, Sr. Hiromu Kawai; o presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, Sr. Koremoto Murayama; o representante da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira de Belém, Sr. José Ono; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, Sr. Tsutomo Kawarasaki; o representante da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Sr. Hiroshi Okajima; o professor José Camilo Ramos de Souza, pesquisador da história dos koutakusseis; além de representantes de indústrias locais, koutakusseis vivos, descendentes de koutakusseis (alguns, inclusive, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo), comunidade japonesa em geral e simpatizantes da história dos koutakusseis.

Na primeira parte da festa, a parte solene, após a saudação de boas-vindas do presidente da ASSOCIAÇÃO KOUTAKU DO AMAZONAS – AMAZON KOUTAKUKAI, Sr. Robert Tatsuo Nakajima, discursou o Sr. Yoshio Uetsuka, abordando o sonho de seu avô e dando detalhes sobre o projeto dos koutakusseis. A seguir, o professor José Camilo enfatizou a importância do projeto dos koutakusseis para a região Amazônica e para o Brasil. Posteriormente, o representante da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Sr. Hiroshi Okajima, leu a mensagem daquela entidade, alusiva aos 70 anos da chegada dos koutakusseis no Amazonas e, finalizando, ouviu-se o discurso do Excelentíssimo Cônsul Geral do Japão em Manaus, Sr. Hiromu Kawai, que parabenizou os koutakusseis e descendentes pela data e ressaltou a importância de se manter vivo a memória e princípios dos koutakusseis.

Após os discursos, houve o momento das homenagens. Foram homenageados o Sr. Tsukasa Uetsuka e o Sr. Riyota Oyama, assim como os koutakusseis vivos e seus cônjuges.

Ao Sr. Yoshio Uetsuka, representando seu avô Tsukasa Uetsuka, foi entregue uma placa com os seguintes dizeres:

“Ao Dr. Tsukasa Uetsuka, o líder humanitário, idealizador e criador da Nippon Koutou Takashoku Gakko (Escola Superior de Colonização), do Instituto Amazônia e da Companhia Industrial Amazonense, as homenagens (In Memoriam) dos koutakusseis e seus descendentes, pela passagem do 70o (septuagésimo) Aniversário da chegada dos Koutakusseis em terras da Amazônia Brasileira.”

Manaus, 20 de outubro de 2001.

Robert Tatsuo Nakajima – Presidente da Associação Koutakukai

 

À Sra. Sônia Serisawa, filha do Sr. Riyota Oyama, considerado o “Pai da Juta” em nosso estado, foi entregue uma placa com os seguintes dizeres:

“Ao Sr. Riyota Oyama, o “Pai da Juta”, um marco na economia da Amazônia Brasileira, as homenagens ( In Memoriam) dos koutakusseis e seus descendentes, pela passagem do 70º (septuagésimo) Aniversário da chegada dos Koutakusseis em solo amazonense.”

Manaus, 20 de outubro de 2001.

Robert Tatsuo Nakajima – Presidente da Associação Koutaku.

 

Os koutakusseis e cônjuges foram homenageados com um diploma alusivo aos festejos dos 70 anos, contendo os seguintes dizeres:

“É conferido o seguinte diploma de gratidão e preito de reconhecimento ao elevado espírito de bravura e devotamento, ao perfeito congraçamento cultural Nipo-Brasileiro, com as homenagens dos filhos e demais descendentes dos koutakusseis, por ocasião das festividades do 70o (septuagésimo) Aniversário da chegada da primeira turma de koutakusseis em solo amazonense.”

Manaus, 20 de outubro de 2001.

Robert Tatsuo Nakajima – Presidente da Associação Koutaku do Amazonas.”

 

Na ocasião, receberam os diplomas os seguintes koutakusseis:

  • Sr. Mamoru Chiba
  • Sra. Emi Oyama
  • Sra. Josefina Zaguri Nakai
  • Sra. Masuyo Sato
  • Sra. Toshiko Yamagushi
  • Sra. Sumiko Ihara
  • Sra. Mie Haji
  • Sra. Hude Takahashi
  • Sra. Tereza Yamazaki
  • Sra. Amélia Hiraishi

Na segunda parte da festa, a parte festiva, foi servido o jantar e, durante o mesmo, houve a apresentação de danças japonesas pelo grupo Manaus Minyou Minbu Kenkyookai, representando a cultura japonesa.

Após o jantar, foram apresentadas diversas fotografias antigas, mostrando os festejos anteriormente realizados, Parintins na época dos koutakusseis, o modo como os mesmos viviam, etc.

Em seguida, houve a apresentação de boi-bumbá pelo grupo Kuarup, representando a cultura brasileira, amazonense e parintinense.  O ritmo de nossa cultura contagiou todos os presentes, inclusive o Sr. Yoshio Uetsuka e sua família, que acabaram a noite dançando ao som de muito boi-bumbá. 

A AMAZON KOUTAKUKAI agradece a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a realização deste grande evento.   

 
 
 
Associação Amazon Koutakukai

Rua Terezina, 95 - Sala 5, - Bairro Adrianópolis- CEP: 69057-070 - Manaus/AM
Produzido por: Wilson Dias da Rocha Neto